terça-feira, 26 de outubro de 2021

Proservação clínica-radiográfica de 19 anos de tratamento endodôntico em molar superior: a estabilidade do cimento AH Plus nos tecidos periapicais.

(Clique na imagem para ampliar)

    Poder acompanhar um tratamento endodôntico por um período de 19 anos é motivo de satisfação pessoal para qualquer profissional, pois não é tarefa fácil fazer com que o paciente retorne ao consultório para realização do monitoramento clínico-radiográfico. E você só saberá se seu tratamento resultou em sucesso de você acompanhar...
    Este caso apresentado tem como objetivo maior mostrar a permanência estável do cimento AH Plus nos tecidos periapicais.
    Lamentável que a reabilitação protética deste dente não tenha sido realizada de maneira a proteger o remanescente coronário de maneira adequada.

    Em 2002 a seleção brasileira conquistou o pentacampeonato mundial de futebol, a moeda Euro passou a vigorar na União Européia, um futuro ex-presidiário foi eleito presidente do Brasil, Chico Xavier morreu, Suzane Von Richthofen ficou conhecida por participar do assassinato dos pais, o celular da moda era um Nokia 3310, o iPod foi lançado mas provavelmente você ainda ouvia músicas num CD, Popó tornou-se bi-campeão mundial de boxe, ocorreu uma epidemia de dengue no Brasil e eu completava 4 anos de formado.
    Muita coisa mudou de lá pra cá, seja no mundo, no Brasil, na Odontologia, na própria Endodontia, na minha vida, ou seja na dentição deste paciente, mas o tratamento endodôntico realizado no dente 26 permanece íntegro, estável e proporcionando saúde ao paciente ao longo destes 19 anos de acompanhamento.
    Além de ficar alegre em saber que o caminho escolhido estava certo e que aquilo que fora realizado tanto tempo atrás resolveu o problema do paciente, a felicidade maior para mim está no fato de ainda ser depositário da  confiança do paciente em permanecer sob os meus cuidados por tão longo tempo.
    Que o ano de 2002 seja infindável!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário