sexta-feira, 15 de maio de 2009

Uma emergência, um Dentista cansado e um erro de diagnóstico.


Legenda:
1- Radiografia periapical inicial dente 27 (trazida pelo paciente)
2- Radiografia periapical inicial dente 27 (marca da colgadura em cima do ápice radicular)
3- Radiografia periapical inicial dente 27 (esta sim, ficou ok!)
4- Radiografia periapical inicial dente 35

5- Radiografia periapical final dente 35

Comentário:
Lembro-me que estava prestes a finalizar o expediente no consultório, já no período noturno, quando telefonam informando que estava sendo encaminhada uma paciente que sentia muitas dores em um molar superior, que já havia sido tratado endodonticamente.
Após realizar os questionamentos básicos de anamnese que aquela situação exigia, a paciente deixava claro que o dente causador daquelas fortes dores era o segundo molar superior esquerdo (27), inclusive apontando com o seu dedo indicador sobre o referido dente.
A radiografia periapical (1) que a paciente trouxe consigo não permitia visualização adequada do dente e das estruturas periapicais vizinhas ao dente suspeito: imagem clara e com sobreposição do processo zigomático aos tecidos periapicais.
Realizada uma nova radiografia periapical (2) , tive o “cuidado e a precisão milimétrica” de colocar a ponta da colgadura em cima da imagem do ápice radicular do dente suspeito! E a paciente sentindo dores, clamando para que fizesse rapidamente a intervenção para debelar aquela dor que ela dizia ser insuportável. Mas infelizmente eu teria que repetir a radiografia periapical, para que assim pudesse avaliar de maneira adequada as estruturas periapicais do dente 27.
Após esta nova exposição radiográfica (3) , foi possível visualizar apenas uma lesão de cárie na face interproximal distal, sob a restauração de amálgama. Quanto as estruturas periapicais, tudo dentro de um padrão de normalidade. Teria aquela lesão de cárie permitido a contaminação bacteriana da obturação endodôntica e assim ocasionado uma provável infecção periapical para estar causando toda aquela dor? Era o que eu começava a suspeitar.
Não havia presença de edema, e aos testes de percussão vertical e palpação apical realizados no dente 27 a dor era exacerbada. A paciente pedia “pelo amor de Deus” que o seu dente não fosse mais tocado e que gostaria que eu começasse logo a “tirar aquela dor”, pois segundo ela, estava aumentando a intensidade e ficando uma dor “desesperadora”. Tarde da noite, uma paciente quase a chorar de dores e um dentista cansado: ingredientes perfeitos para induzir a um erro de diagnóstico. E foi isso que aconteceu.
Imaginei tratar-se de um caso de periodontite apical sintomática de origem infecciosa, ou quem sabe um abscesso periapical em fase inicial? Com esse diagnóstico estabelecido, anestesiei o dente 27, e a paciente relatou um grande alívio. Iniciado a remoção da restauração/núcleo de amálgama, a paciente voltou a acusar dor. Anestesiei novamente e as dores cessaram. Reiniciado a etapa de remoção do núcleo de amálgama, sou surpreendido mais uma vez com a paciente queixando-se de dores! Muito estranho isso, não acham?
Era muita dor pra uma paciente só! Alguma coisa estava errado; eu só podia estar realizando a intervenção no dente errado.
Apesar de não observar nenhuma alteração clínica nos dentes inferiores antagonistas, que justificasse a realização de um exame radiográfico destes dentes, ainda assim resolvi fazer uma radiografia periapical (4) .
Bingo! Para a minha felicidade e, mais ainda para a paciente, estava lá o dente causador de toda aquela dor: o 2° pré-molar inferior esquerdo, em que a imagem radiográfica mostrava extensa lesão cariosa sob a restauração de amálgama cl.II DO. Mais alguns testes e chegara a um diagnóstico preciso e definitivo: pulpite irreversível sintomática, provocando dor reflexa no dente 27. O resultado final é possível observar na radiografia periapical (5) que mostra o dente 35 já tratado endodonticamente.
Quando se tratar de emergências que envolvam pacientes sentindo dor, acreditem em tudo o que ele falar e ao mesmo tempo duvidem de tudo aquilo que ele afirmar!

5 comentários:

  1. uma das etapas mais dificeis no tratamento endodontico é com relaçao ao Diagnóstico.Para que cirurgiao-dentista possa definir realmente qual o diagonóstico definitivo é necessário realizar todos os meios de diagnóstico que sao: Anamnese( Local da dor?,quando doi?,desde quando?tipo de dor e intensidade?),inspeçao dentária(presença de assimetria facial, fistulas,escurecimento dental,dentes cariados,etc), palpaçao, percussao, mobilidade, exame periodontal para ver presença de bolsa ou nao, testes termico,elétrico,teste de cavidade e anestesia. boa parte de erros de diagnóstico sao devidos a nao realizaçao de todos meios auxilares que ajudam a dar um diagnóstico definitvo. é melhor perder algum tempo para dar um diagnóstico definitivo do que tomar conduta indevida. todo o dentista seja ele clinico ou especialista esta sujeito a cometer erro de diagnóstico.por isso, é necessário que o dentista fique atento em diagnosticar corretamente para que sua conduta de tratamento seja feita de forma adequada diante de um determinado caso clinico.

    Lucas Mendonça Veras - Fortaleza/CE

    ResponderExcluir
  2. Muitas vezes isso acontece tb comigo , porém faço muito teste térmico ou com spray de gelo ou tb uma simples "burrifada de ar no colo do dentes que estão proximos tantos superiores qto inferiores

    ResponderExcluir
  3. Acabei de restaurar o dente vítima de uma pulpite irreversível.
    Refiz o canal, mas ainda estou morrendo de dor. Antes só sentia dor com alimentos geladíssimos, agora, se encosto a língua vou às nuvens.
    O dentista pediu que tomasse Amoxilina, 7 dias, de 8/8 horas e nem isso esta acalmando a dor.
    Pergunto: essa dor pode ser considerada normal ou seria prudente retornar e reexaminar o dente afetado?
    Obrigada por qualquer atenção e norte que me dê.
    em tempo: não sou Dentista, sou Pedagoga.

    ResponderExcluir
  4. Paula,
    Questões éticas e legais me impedem de comentar o seu caso.
    Grato pela sua visita.

    ResponderExcluir
  5. muito corajoso seu relato,eheheh,poucos colegas iriam admitir que tiveram de "repensar" o tratamento...

    ResponderExcluir