quinta-feira, 21 de maio de 2009

Anatomia interna de um pré-molar inferior e suas variações anatômicas




Legenda:
1- Radiografia periapical inicial
2- Radiografia periapical final
3- Radiografia periapical proservação (após 3 anos e 7 meses)

Comentário:
O principal objetivo de um tratamento endodôntico é a eliminação total ou redução significante das bactérias e seus bioprodutos em polpas desvitalizadas. A deficiência ou incapacidade em remover estes microorganismos do sistema de canais radiculares contribui para o insucesso do tratamento.
A anatomia interna dos dentes e a morfologia atípica (canais laterais, canais acessórios, curvaturas, istmos, etc...) de muitos canais radiculares, alguns com verdadeiras aberrações anatômicas, tornam a completa limpeza dos canais praticamente impossíveis.
O caso apresentado ilustra uma situação em que o paciente chegou para o tratamento endodôntico com a abertura coronária já realizada para que ocorresse drenagem de uma abscesso periapical sintomático.
Analisando a radiografia inicial (1), é possível verificar a presença de um canal único que bifurca-se no final do terço médio e início do terço apical. A imagem do canal radicular que abruptamente desaparece é forte indicativo de que naquele ponto existe uma bifurcação do canal radicular (seta) .
Essas bifurcações no terço apical destes dentes trazem enorme dificuldade para a sua localização, limpeza/modelagem e posterior obturação. Seja em dentes com polpas viva ou com polpas necrosadas, todas as etapas do tratamento endodôntico tornam-se de difícil execução, tornando o prognóstico bastante duvidoso principalmente com os casos de infecção da polpa.
Apesar da dificuldade de execução da limpeza mecânica daquela bifurcação do canal, com o emprego das limas, ficou constatado que houve a limpeza através da ação química das soluções irrigadoras com o conseqüente preenchimento daquela bifurcação pelo material obturador – cimento/guta-percha (2).
Através da radiografia periapical de proservação (3), realizada 3 anos e 7 meses após a conclusão do caso, ficou demonstrado que houve o completo reparo daquela rarefação óssea apical.
Este caso exemplifica: 1- a importância da ação química das soluções irrigadoras no processo de limpeza do sistema de canais radiculares; 2- a importância do emprego de técnicas de obturação dos canais através da termoplastificação da guta-percha; 3- o pré-molar inferior pode apresentar uma bifurcação no terço apical e causar-lhe uma tremenda dor de cabeça!

5 comentários:

  1. Muito bom o blog estarei sempre acompanhando, adoro endo !!!

    ResponderExcluir
  2. Com certeza essa é uma das maiores dificuldades em se tratar pré-molares inferiores.No meu enteder a irrigação com uma solução mais concentrada de hipoclorito de sódio (2,5% ou mais) seja importantíssimo.

    ResponderExcluir
  3. Dr.Wagner,
    Atualmente utilizamos soluções de hipoclorito de sódio 5,25%. Mais importante que a concentração empregada é o volume utilizado na irrigação dos canais. Quanto mais irrigado, mais limpo os canais ficarão.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  4. Estou estudando para a prova de Endodontia que haverá amanhã e nada como uma leitura agradável (seu blog é prazeroso de ler) sobre o tema para dar uma descansada da teoria de Mario Leonardo sem sair do foco! Parabéns, estarei sempre acompanhando... independente de estar em período letivo ou não, endo é fascinante!

    ResponderExcluir