segunda-feira, 7 de julho de 2014

Utilização do Microscópio Operatório Dental para tratamento de Perfuração Radicular com MTA.




Este caso clínico de tratamento de perfuração radicular foi solucionado com o auxílio do Microscópio Operatório Dental.
Todas as radiografias periapicais, tanto na fase de diagnóstico quanto nas demais etapas de tratamento, foram executadas em três posições diferentes (orto, mesio e distoradial) com o propósito de obter uma melhor visualização da área a ser tratada.
Após a remoção da coroa e pino intraradicular, foi verificado a real localização da perfuração radicular e constatada a presença de um desvio em uma das paredes radicular, bem como identificado que apenas o canal palatino havia sido tratado.
Foi feita a desobturação do canal P, a localização do canal V e todas as etapas de limpeza e modelagem dos condutos, enquanto a área da perfuração radicular foi debridada com auxílio de pontas de ultrassom para corrigir as irregularidades e remover o tecido de granulação que estava ocupando o local.
Inicialmente, o local da perfuração foi preenchido com o pó de hidróxido de cálcio PA, com o objetivo de auxiliar na descontaminação local e realizar uma "curetagem química" do tecido de granulação, proporcionando assim um ambiente favorável para o posterior selamento da perfuração com o MTA, o que foi feito numa segunda sessão. Estando a área da perfuração radicular selada temporariamente com o hidróxido de cálcio PA, os canais foram obturados definitivamente com cimento e guta-percha termoplastificada.
Numa segunda sessão de atendimento, foi realizada a remoção parcial do hidróxido de cálcio que estava ocupando a área da perfuração, de maneira que ficasse algum remanescente no local para criar um anteparo para o adequado selamento definitivo com MTA.

2 comentários:

  1. MARCEL CATEANO, CARO COLEGA.
    BELÍSSIMO CASO, PORÉM UNA DÚVIDA NA IMAGEM VOCÊ USOU MTA+COLTOSOL, SIM, MTA É LÓGICO EXCELENTE MATERIAL, MAS EM VEZ DE COLTOSOL O CERTO NÃO SÉRIA CIV, OU PODER SER UM OU OUTRO??
    O QUE INFLUENCIARIA?

    ResponderExcluir
  2. Sim, poderia ser o CIV também! Utilizo o Coltosol por causa da facilidade de manipulação e trabalho, pois sua plasticidade facilita a sua acomodação no local e promove um bom selamento. Já o CIV eu tenho dificuldade para inserí-lo e adptá-lo em locais de tamanho reduzido. Abraços

    ResponderExcluir