quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Intervenção minimamente invasiva na Endodontia.

Avanços atuais na Endodontia tem permitido a execução de tratamentos endodônticos aplicando o conceito da intervenção minimamente invasiva, cujo objetivo é preservar maior quantidade de estrutura dental coronária e radicular, sem que comprometa a qualidade final do tratamento.

Para abandonar os conceitos tradicionais de tratamento endodôntico, seja em relação a abertura coronária ou seja em relação ao preparo dos canais radiculares, e passar a empregar os novos conceitos da intervenção minimamente invasiva, necessário de faz empregar os recursos tecnológicos da microscopia, do ultrassom, uso de instrumentos ultra-flexíveis, irrigação eficiente dos canais e, por vezes, da tomografia (CBCT) para auxiliar no planejamento, não se esquecendo da necessidade de treinamento do profissional para atingir os objetivos de preservar a estrutura dental sem que comprometa a qualidade da limpeza e desinfecção dos canais radiculares.

Exemplificando, abaixo estão radiografias de tratamentos endodônticos de dentes vizinhos (11 e 21) realizados em momentos diferentes e por profissionais diferentes. No dente 11 foi empregado os conceitos tradicionais ou convencionais de abertura e preparo dos canais, enquanto no dente 21 foram utilizados os novos conceitos de intervenção minimamente invasiva.


Fica bastante evidente que no dente 21 houve menor desgaste da estrutura dental e que isso pode implicar num menor risco de fratura dental, implicando numa maior sobrevida do dente tratado endodonticamente.

(Clique na imagem para ampliar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário