domingo, 19 de abril de 2009

Perfuração Radicular + Apicetomia com Retrobturação com MTA







Legenda:
1- Radiografia periapical inicial dente 21 (desobturação parcial, com presença de perfuração provocada por Gates);
2- Odontometria (limas em posição na perfuração e no canal radicular);
3- Medicação intracanal a base de hidróxido de cálcio;
4- Selamento da perfuração radicular com MTA;
5- Obturação endodôntica dente 22;
6- Obturação endodôntica dente 21;
7- Radiografia periapical pós apicetomia com retrobturação com MTA nos dentes 21 e 22;
8- Radiografia periapical de proservação (3 meses);
9- Radiografia periapical de proservação (9 meses).

Comentário:
Ao exame clínico inicial verificava-se a presença de fístula na mucosa vestibular, com drenagem ativa de secreção purulenta (abscesso periapical crônico).
Durante os procedimentos iniciais de inspeção e sondagem do canal, foi possível constatar a presença de perfuração radicular lateral, na parede mesial, provavelmente provocada por brocas de Gates como meio de remoção da guta-percha do canal.
Realizada a desobturação do canal, preencheu-se o canal e a perfuração radicular com medicação a base de hidróxido de cálcio.
Após 23 dias de tratamento, com trocas da medicação intracanal, ocorreu a regressão da fístula, mas ainda persistia drenagem de exsudato via canal. Foi optado então pelo selamento definitivo da perfuração radicular empregando o MTA e continuação com trocas de hidróxido de cálcio no canal radicular.
Devido a persistência do exsudato via canal, foi optado pela realização da obturação endodôntica, seguida de tratamento cirúrgico complementar (apicetomia) com retrobturação com MTA.
Ao final do tratamento cirúrgico, paciente foi encaminhado para o tratamento protético e retornou após 9 meses do pós-cirúrgico, onde a radiografia periapical mostra a reabilitação protética e sinais de reparo ósseo apical em sua quase totalidade, apesar da remoção excessiva do material obturador do canal para criação do espaço protético para o pino intraradicular, bem como da presença de espaço vazio entre a extremidade final do pino e a porção mais coronária da guta-percha.
Este caso ilustra a utilização do MTA para selamento de perfuração radicular e como material retrobturador após apicetomia.
E dizem que os incisivos são fáceis de serem tratados!

29 comentários:

  1. Sou estudante, da primeira fase de odontologia. Fui acd durante 3 anos e meio de uma endodontista, e achei que so eu e ela éramos apaixonadas pelo assunto! haha, descobri teu blog e vou ser obrigaada a seguí-lo! Sorria :*

    ResponderExcluir
  2. Legal Luana,
    Visite sempre o Endodontia Avançada e sucessos nos estudos.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber de quanto em quanto tempo foi trocado o hidróxido de cálcio, ao longo dos 23 dias. Não possuo nenhuma experiência com MTA, ele foi aplicado direto na lesão ou ele preenche todo o canal radicular ? É uti.lizado uma única vez, ou é como o hidróxido ? Após o tratamento com MTA depois obturo o canal normalmente ?
    Agradeço pela ajuda.

    ResponderExcluir
  6. Olá Hilo,
    Foram feitas 3 trocas de hidróxido de cálcio neste período. A cada semana.
    O MTA foi utilizado para selar uma perfuração radicular (ver foto 4) e também como material retrobturador para selar o ápice durante a cirurgia realizada nesta área (ver foto 7).
    Os canais foram obturados com guta percha e cimento (ver foto 6), para logo em seguida passar pelo procedimento cirúrgico paraendodôntico, onde foi feita o seccionamento dos ápices radiculares seguida da retrobturação com MTA.
    O MTA é utilizado uma única vez. Feita a sua inserção ele irá tomar presa e ficará definitivamente no local.
    Espero te esclarecido suas dúvidas.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  7. Tenho 55 anos o meu dente 11 foi feito trat endodontico a muitos anos e retratamento apos alguns anos foi feito apicetomia 3 vezes inclusive no mes de outubro 2009. e rebentou estes dias e ai?

    ResponderExcluir
  8. Na abertura do dente 11,de um paciente de 16 anos ,deparei-me com um canal calcificado e na ansia de tentar encontrá-lo acabei tendo uma peq perfuração e quebrando uma minima ponta de lima.
    Procurei um endodontista e o mesmo dps de tentativas,não conseguiu remover o fragmento.Fez a aobturação e agora o dente está com um abscesso.
    Qual o tipo de tratamento q vc faria agora? Antibioticoterapia,curetagem,apicetomia?
    Há algum risco de perda deste elemento?Obrigada.Espero seu retorno.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo,
    Se possível envie ao menos algumas radiografias periapicais deste caso para o e-mail do blog (na página inicial, no canto inferior direito), pois assim terei maiores condições de ajudar-lhe sugerindo o tratamento mais adequado.
    Fico no aguardo das radiografias.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  10. Olá Marcel,o prognóstico é bom?Na radiografia após 9 mêses está ótimo,mas você tem experiência num período maior?
    Muito obrigada pelas informações esclarecedoras postadas aqui,é de muita ajuda!
    Parabéns pelo blog.
    Abraço,Fernanda

    ResponderExcluir
  11. Prezado,

    Gostaria de esclarecimentos sobre a manipulação do MTA após a trepanação foraminal radicular. No fato ocorrido, o profissional deverá fazer necessariamente apicectomia + MTA, ou, um tratamento com Ca(OH)2 na expectativa da formação do selamento biológico apical. Att

    ResponderExcluir
  12. Leonardo,
    Neste caso, o MTA foi utilizado com o objetivo de fazer o selamento apical, em decorrência do grande diâmetro foraminal e da persistência de drenagem de exsudato purulento que exigia um tratamento cirúrgico daquela área.
    A formação de uma barreira biológica induzida pelo hidróxido de cálcio não foi tentado neste caso, pois levaria muito tempo e as condiçöes clínicas não eram favoráveis para adotar esta técnica, a partir do momento em que a drenagem persistente não estava sendo eliminada mesmo com a utilização persistente do hidróx. De cálcio.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  13. Fernanda,
    Tempo maior nós temos, mas a grande dificuldade é fazer o acompanhamento em pacientes pouco colaborativos ou que não manifestam o mínimo interesse em realizar as proservações.
    Obrigado pelo elogio expressado ao Blog.
    Volte sempre.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  14. Marcel
    Estou com um canino perfurado no terço cervical por broca,já está obturado o conduto, vai levar núcleo e quero colocar MTA.Gostaria de saber se tenho que esperar 3 dias para o MTA endurecer ou posso no mesmo momento espelhar a área interna do conduto com amalgama para modelagem do núcleo.Ou posso colocar resina? A dúvida é QUANDO.
    Abço
    Monique

    ResponderExcluir
  15. Monique,
    Sugiro que faça uma proteção imediata do MTA com ionômero de vidro, seguido imediatamente de uma proteção dá área com resina composta.
    Caso persista alguma dúvida, gentileza enviá-la para o e-mail o Blog.
    Grato pela sua visita ao Endodontia Avançada.
    Abraços e participe mais vezes,

    ResponderExcluir
  16. Gostaria de saber qual a sua opnião para uma perfuração radicular à nivel de furca,o MTA resolveria,ou somente a exodontia do dente?o dente em questão é o 36.Obrigado.

    ResponderExcluir
  17. Anônimo,
    Sim, vc pode usar o MTA nessas situações clínicas, em perfurações do assoalho da câmara pulpar.
    Salve o dente!
    Sucesso no tratamento.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  18. ao instrumentar um molar superior, obturei os tres condutos e não observei nenhum sangramento. Mas, ao radiografar o dente, percebi q a guta estava fora do canal mesial e este, não obturado. Retirei a guta, a coloquei no devido espaço e percebi q agora havia 4 cones de guta, e o mesial desobturado. Novamente, nenhum sangramento. Como proceder?

    ResponderExcluir
  19. Anônimo,
    Encaminhe a um Especialista em Endodontia para evitar maiores complicações.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde,Gostaria de saber como tratar dente jovem com apice aberto com mta?Maneira correta de leva - lo ao apice.Meu nome é Pedro Ubaldino.

    ResponderExcluir
  21. Em dentes decíduos ,como instrumentar sem lesar o germe do permanente com total segurança, haja visto que o medidor eletrônico não funciona e a tomada radiográfica não é precisa?

    ResponderExcluir
  22. Pedro,
    Quanto a técnica de inserção do MTA para tratamento de dentes com risogênese incompleta, seria interessante se eu lhe enviasse algum artigo ilustrativo. Mande um e-mail e lhe retornarei. (Veja o e-mail no canto inferior direito na pagina inicial do blog).
    Quanto ao tratamento endodôntico em dentes decíduos, adianto-lhe que não realizo este tipo de procedimento. Criança não é comigo! Falta-me habilidade com esse tipo de paciente.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  23. GOSTARIA DE SABER COMO RETIRO O EXCESSO DO SELAMENTO COM MTA EM UMA PAREDE VESTIBULAR RADICULAR,ONDE PRECISAREI PREPARAR O ESPAÇO PARA NUCLEO?

    ResponderExcluir
  24. Anônimo,
    Não entendi muito bem a sua pergunta, pois normalmente não deixamos excesso de MTA. Talvez o caso a que vc esteja se referindo tenha sido optado pelo preenchimento do canal com MTA.
    Utilize brocas, ultrassom e visão ampliada por um microscópio ou lente de aumento para que vc possa trabalhar com segurança.
    Abraços e volte sempre ao Blog.

    ResponderExcluir
  25. gostaria de saber como o mta é inserido? e com qual instrumento? e como manipulo o mta?

    ResponderExcluir
  26. Oi, estou fazendo canal no dente 44 e o mesmo foi perfurado na mesial da raiz. O uso do MTA resolveria o problema ou o indivíduo perdeu o dente? Obrigado e aguardo resposta|!

    ResponderExcluir
  27. Murilo,
    O MTA é inserido com porta-MTA ou com porta-amálgamas infantis. O MTA deve ser manipulado em placa de vidro seguindo as instruções do fabricante que está na bula.

    Anônimo,
    O MTA está indicado para uso em perfurações radiculares, mas cada caso é um caso. Sem imagens do seu caso, fica difícil dar-lhe maiores informações.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  28. olá tenho um caso de não obturação da raiz mesio vestibular do elemento 36 que está com lesão estrumentei e estou colocando hidroxido de calcio PA em intervalos, está correto? Poderia usar o MTA?

    ResponderExcluir
  29. Oi, estou com uma paciente que apresenta o mesmo caso da radiografia inicial acima, porém não possui fístula. O canal iria ser retratado, porém houve uma perfuração na mesial da raiz do terço médio. Mediquei com hidróxico de cálcio PA. Gostaria de saber se posso desobturar o conduto e aplicar M.T.A, e se seria necessario obturar o conduto.
    Obrigada.

    ResponderExcluir