quinta-feira, 23 de abril de 2009

A Endodontia e as Restaurações Estéticas: como fica a polpa nessa história?







O culto ao “sorriso com dentes brancos” tem levado inúmeros pacientes procurarem por tratamentos estéticos, seja através do clareamento dental, das restaurações com resina nos dentes posteriores, das facetas ou onlays/inlays estéticas ou do reposicionamento dos dentes com aparelhos ortodônticos.
Esta corrida desenfreada à procura destes tratamentos tem induzido alguns a aceitarem e realizarem de prontidão o desejo dos seus pacientes, esquecendo-se das limitações técnicas que são impostas pelo material a ser utilizado.
É possível observar que muitas restaurações estéticas, principalmente as que utilizam a resina composta, tem levado um grande número de dentes a necessitarem do tratamento endodôntico, após poucos dias ou meses de terem sido submetidos ao procedimento restaurador: seja por conta da instalação de um processo inflamatório agudo ou crônico, seja por causa de fraturas coronárias.
Verdade é que, a maioria destes casos tem ocorrido nos dentes posteriores onde é possível observar, tanto clinicamente quanto radiograficamente, extensas restaurações que extrapolaram completamente das suas indicações clínicas.
Dito isto, ilustro este comentário com radiografias periapicais de um caso em que realizou-se a substituição de todas as restaurações de amálgama por restaurações estéticas (diretas e indiretas) e que em pouco espaço de tempo levou a necessitar de terapia endodôntica por conta de uma pulpite irreversível no dente 27, desenvolvimento de um abscesso periapical no dente 16 e formação de uma periodontite apical assintomática no dente 37.
Se pensarmos que ainda restam 29 polpas que podem precisar de um Endodontista.....


Legenda:
1- Radiografia periapical inicial dente 37 (este já veio com a abertura coronária realizada e sofreria o que chamei de re-re-retratamento, além de ter vindo já com uma Gates fraturada na raiz mesial; pode olhar direito que ela ta lá)
2- Radiografia periapical final dente 37
3- Radiografia periapical inicial dente 27
4- Radiografia periapical final dente 27
5- Radiografia periapical inicial dente 16
6- Radiografia periapical final dente 16
Comentário:
Os tratamentos endodônticos apresentados acima foram executados em momentos diferentes e não merecem aqui, pelo menos por enquanto, comentários a respeito da Endodontia em si.
As radiografias foram postadas com a intenção de mostrar as extensas restaurações estéticas e a “coincidência” de que 3 dentes necessitaram passar pelo tratamento endodôntico.
Não ficarei nenhum pouco surpreso se os dentes 36, 26 e 17 também vierem em breve buscar ajuda na Endo, por apresentarem também amplas restaurações estéticas. Vai sobrar pra ela (a polpa) novamente! É só questão de tempo...
Ah, em outra oportunidade volto a falar no dente 37.

7 comentários:

  1. Marcel,
    Mais uma vez o tema apresentado por vc é muito pertinente e atual. As pessoas procuram os dentistas querendo milagres estéticos. O branco a qualquer custo! Lembro que logo que me formei, eu tinha uma paciente que queria o sorriso da Adriane Galisteu. E em toda consulta me trazia a revista com a foto da mesma. Eu tive que simplesmente dizer que só nascendo de novo!!!!!!!!!kkkkkk Em outras palavras é claro!

    ResponderExcluir
  2. Kellen,
    Gostei do "milagres estéticos". rs
    Todo tratamento deveria objetivar bons resultados a longo prazo, e não somente o resultado imediato.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  3. Marcel, passei por aqui para te parabenizar por este mais novo espaço de estudo. Temas de interesse de muitas especialidades, além de muito bbem escolhido o template e o título do blog.
    Grande abraço.
    Kelvin-ORTHOFREE BLOG

    ResponderExcluir
  4. Kelvin,
    Muito obrigado!
    Que bom ter a opinião e o comentário de um blogueiro como você, que entende do assunto e que está há muito mais tempo neste terreno virtual.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  5. Marcel é bom ver que outros CDs tem observado o aumento da necessidade de tratamento endodontico devido a procura por restaurações estéticas que muitas vezes condenam o tecido pulpar a morte. Legal as observações que fez. E concordo contigo possivelmente mais endodontias serão realizadas. abraços e parabéns

    ResponderExcluir
  6. Dayse,
    Obrigado pelo seu comentário. A questão das restaurações etéticas e o comprometimento pulpar é algo que tenho observado há bastante tempo.
    Abraços

    ResponderExcluir